DEZEMBRO

Festa da Ayabás

Oyá, Oxum e Yemojá são homenageadas neste mês, que coincide com as festas de final de ano, e com o início das chuvas de verão. Dois elementos bastante ligados a essas divindades: alegria, união familiar, festividade e as águas que simbolizam a fertilidade.
O momento da procriação, onde os projetos trabalhados durante o ano, os desejos, os objetivos almejados começam a germinar…
Oyá= Yansã com sua ventania e a facilidade em lidar com os espíritos, abre dezembro varrendo a depressão, o medo, a insegurança e munindo seus fiéis de certeza e coragem de vitória isegum Oyá.

Oxum com sua delicadeza vem com as águas trazendo a candura, a felicidade, a prosperidade… a certeza da alegria.

Yemojá= Yemanjá iluminando nossas cabeças, incentiva o ser humano à busca do equilíbrio emocional, nos mantendo serenos ante às dificuldades e nos ajudando a administrar a felicidade… e para isso se requer habilidade.

Oxum, Yemojá e Oyá juntas

As Ayabás estão muito ligadas as Iya mi osoronga, que neste momento se conectam para nos defenderem da inveja, sentimento praticamente imediato que os de pouca luz começam a emanar para aqueles que começam neste mês a sentirem os efeitos da harmonia espiritual. No nosso Ilê Axé, dia 4 foi comemorada a festa de Oyá, com oferendas, rezas, danças e muita alegria. Neste final de semana, Oxum também foi louvada da mesma forma. No meio da semana, de 8 a 15 de dezembro, será a vez de Yemanjá….

Desejamos a todos que nos contataram através desse site muito axé, muita paz, saúde e prosperidade… e muita alegria para começarem o ano repletos de esperanças… para que elas se concretizem.

Alafia