Obaluayê

É o senhor da terra, da existência humana. Sempre tem a figura do curador. Símbolo da propagação e da cura das doenças. Mitologicamente vagou pelas tribos africanas curando os acometidos de varíola.

Um dia, Obaluayê contraiu a moléstia, mas graças aos seus poderes, sobreviveu, embora não evitasse a deformação física. Por isso cobre-se de palha de Costa e seu símbolo é a pipoca, cuja aparência lembra a aparência da pele após a doença. Pipoca, isto é, o milho, é também representativo de alimento, ou seja, fortalecimento, ou ainda saúde: Obaluayê-médico.

Os filhos de Obaluayê apresentam severidade, impulsividade e irritação fácil, este modelo comportamental é quase sempre refletido por eles. Demonstram nítida inclinação à prestação de serviços de caráter meritório. Encontram-se freqüentemente dentre as pessoas que exercem atividades de liderança e de chefia nos grupos orientados aos trabalhos sociais de benemerência e comunitários de uma forma geral. Símbolo: Xaxara Cores: branco e preto Dia da semana: segunda feira Saudações – Atotô, Ajuberô!