Oxóssi

O deus dos caçadores, representa o domínio das matas, torna suas expedições eficazes, resultando caça abundante. É designado “ODÊ”, seu nome original é relacionado à gênese e a própria constituição do planeta Terra. Sua dança representa os movimentos de uma caçada, movimentando o arco e flecha, prestes a ser disparada. Há momentos em que expressa uma disputa com Ogum pelo predomínio na hierarquia mitológica.

Os filhos de Oxóssi são pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. Demonstram quase sempre uma inquietude intelectual, são metafísicos, sonhadores, criativos e instáveis. Buscam verdades profundas nem sempre obtidas em decorrência da inquietude e de nítida ausência de atitudes de persistência. São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Tem o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família.

São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma. Dia da semana: quinta feira Cores: azul esverdeado e azul turquesa Símbolo: arco e flecha, chamado de ofa. Saudação – Okê, Odé!