IROCO

Foi a primeira árvore a ser plantada na terra e nela mora o espírito de Iroco. Orixá vigoroso que no Brasil só pode ter um iniciado em cada terreiro, pois só há uma gameleira (árvore de Iroco) em cada casa.
Pela própria natureza deste Orixá, ele ficou morando na parte externa do terreiro, ao ar livre, para desempenhar uma de suas funções primordiais que é a ligação e comunicação entre aye (terra) e orum (céu), liga assim os elementos terra e ar, e, claro, se comunica e se integra com o elemento fogo na figura de Oyá.
Também muito ligado a Orixá oko da agricultura, Iroko é o Orixá da vitalidade, da vigorosidade, passando esta energia aos seus seguidores através de suas oferendas. Esta divindade está muito ligada a ecologia e ao encantamento dos espíritos das árvores, a vida das florestas e à preservação delas. Sinaliza ao ser humano que a espécie vegetal tem sua energia vital, tem vida… e claro onde há vida há ancestralidade… Uma árvore de Iroko no brasil pode chegar a ter 250 anos… Ela chega ao futuro com a sua aparência e energia constantes, sendo assim um Orixá que testemunha as transformações da natureza e do ser humano sobre ela, podendo se recorrer à memória deste para a preservação dos costumes aos quais chamamos de tradicionais, o resgate às forças primordias, à essência do axé e da natureza.
Representação: a própria árvore Elementos: Terra, ar e fogo Dinâmica: Comunicação entre os mundo visível e invisível Cores: Contas brancas, rajadas de verde ou de cinza Dia da semana: Quinta feira Saudação: Eró